Relatinho do "Palestrão" sobre software livre

No dia 6 de março de 2009 das 10:00 às 12:00, foi ministrada, por parte de Aton Figueiredo, Anderson Carvalho e Washington Oliveira, a Oficina/Apresentação (palestrão) de Software Livre para os calouros do curso de pedagogia, atendendo à solicitação do Diretório Acadêmico deste curso. Por conta do curto espaço de tempo de que se disponibilizava, a “oficina” restringiu-se a uma abordagem bastante geral, mas de grande importância na medida em que proporcionou àqueles estudantes uma imersão no vocabulário e na funcionalidade do Software Livre. A baixo segue os tópicos que abordamos junto aos alunos calouros de Pedagogia.

1. Introdução: Algumas considerações a respeito da filosofia do Software Livre em contraposição à proposta do Software Proprietário.

1.1. Uma breve história da construção dos sistemas operacionais;

1.2. licenças e usos de software proprietário e software livre;

2. Abordagem sobre alguns Aplicativos de Edição livres:

2.1. Editor de texto:
BrOffice Writer – como editar e salvar textos;
2.2 . Editor de Apresentação:
BrOffice Impress – como editar e salvar apresentações de slides;

2.3. Editor de vídeo:
Kino – como importar um vídeo para o programa; como capturar um vídeo direto da câmera via placa firewire; como juntar, separar e recortar cenas, efeitos do som e vídeo; e por fim, como exportar um vídeo editado pelo programa.

2.4. Editor de audio:
Audacity – como é possível recortar partes de uma faixa, misturá-las, colocar efeitos, juntar faixas, gravar sons diretamente do microfone conectado ao PC.
3. Instalação de aplicativos via Synaptic:
Como baixar e instalar aplicativos via Synaptic. Mostramos como procurar, marcar para instalação/desinstalação de qualquer software que estiver disponível pelo gerenciador de pacotes Synaptic;
4. Noções básicas de uso do Terminal:
Pequena discussão sobre interfaces de textos e Interfaces gráficas e uso de senhas e comandos simples para acesso de aplicativos;
5. Uso de internet:
Navegando nas abas do Navegador Firefox: Discussão a respeito das vantagens deste navegador em relação ao Internet Explorer e uso do gaim como alternativa ao MSN.
6. Discussão sobre alguns formatos livres:
O que é um formato e como salvar, sem problemas, documentos em formatos nativos nos diferentes sistemas operacionais.
Por Washington e Anderson

Esta entrada foi publicada em Eventos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *