Oficinas para alunos do Colégio de Aplicação da UFSC fomentam a participação cidadã e o compartilhamento livre de conhecimentos

Se você acredita que “é aquilo que compartilha”, não há nada melhor do que socializar conhecimentos de maneira prática e dinâmica, concorda? Foi com este propósito que as oficinas de experimentação preparadas pela equipe organizadora do I Simpósio Conexão Escola Mundo foram ofertadas à algumas turmas do Colégio de Aplicação da UFSC no último dia 29/03.
As crianças e adolescentes que estudam na unidade tiveram diversas possibilidades de interação com as tecnologias digitais bem como participaram de dinâmicas envolvendo a temática dos direitos humanos. Desde jogos e criação de conteúdo digital à exploração de hardwares livres, os alunos foram desafiados a pensar novas estratégias para colaborarem entre si, bem como engajarem-se em movimentos em prol do conhecimento livre e da educação aberta. Ao planejar as oficinas, outro elemento central pensado pelos organizadores foi contribuir com a formação cidadã dos estudantes ampliando sua compreensão a respeito dos direitos e deveres individuais e compartilhados.
Ao utilizarem-se de elementos contemporâneos a este público, tais como a linguagem dos memes e a gamificação, os envolvidos na realização da atividade revelam ter obtido bons resultados uma vez que isso diminuiu a relutância em integrar-se às ações previstas em cada oficina. Para os alunos, mais do que uma “aula extra”, foi a oportunidade de fazer algo diferente, além de reconhecer outras possibilidades de intervenção em sua própria realidade dentro ou fora da escola.
Os materiais de referência utilizados em algumas das oficinas, bem como os produtos construídos pelos alunos que participaram delas, encontram-se gratuitamente indicados a seguir:
 

Oficina “Junta, separa, cria algo novo: produção de conteúdo a partir do remix”;

 

photo5042187848140302297 photo5037665110138660910

 
 

Oficina “Monitoramento ambiental colaborativo”;

 

Esta entrada foi publicada em Ativismos, Ciência Aberta, Cultura, Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *